A partir desta quarta-feira (3), as aulas presenciais nas escolas estaduais voltaram a ser obrigatórias em Minas Gerais. Com o decreto do estado, 100% dos alunos devem frequentar as instituições e não há mais a obrigatoriedade de distanciamento dentro das salas de aula.
O estudante deve frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar. Com isso, deixará de existir a alternância entre semanas. Os sábados letivos também passam a ser presenciais, podendo ser realizados de forma remota apenas mediante justificativa.
Apesar do fim do distanciamento de 90 centímetros nas salas de aula, as outras recomendações sanitárias, como o uso de máscaras, lavagem das mãos e higienização com álcool, e a limpeza e manutenção frequente das instalações continuam.
O retorno só não será obrigatório para os alunos com comorbidades. Caso seja necessário, a Secretaria de Estado de Educação vai contratar mais profissionais para continuar o ensino remoto para esses estudantes. Nos municípios em que ainda há decretos que proíbam a abertura das escolas, o ensino remoto continua.