No mercado brasileiro, os automóveis do tipo perua, ou station wagon, já se foram. Sobraram algumas importadas e muito caras, muito embora, a meu ver, sejam muito mais práticas do que os SUVs. Os sedãs estão resistindo bravamente, mas reduzindo a sua participação.
A carroceria que sobrou e se mantém forte é o hatch, que ainda enfrenta a chuva de SUVs e picapes. O segmento conta com o Dolphin e o Dolphin Mini, da BYD, e com o EX2, da Geely, o terceiro modelo mais vendido no mês passado e que já vem deixando a concorrente BYD preocupada. Outra fabricante chinesa, a GAC, também tem o seu hatch, o Aion UT. E outro veículo que também vem da China é o MG4 Urban.
Essa paixão por SUVs e picapes é típica do Brasil, pois no Primeiro Mundo a perua ainda goza de bastante prestígio.