Uma das datas mais especiais do ano, o Dia das Mães deve injetar R$ 2,2 bilhões na economia de Belo Horizonte, durante o mês de maio. Segundo um levantamento da CDL BH, os lojistas esperam que o tíquete médio, que é o valor que cada pessoa deve gastar com o presente em 2025, seja de aproximadamente R$ 225.
De acordo com o estudo, os três itens que terão maior saída serão roupas, cosméticos e calçados, cada um com o tíquete médio de R$ 161,65, R$ 102,08 e R$ 254,35, respectivamente. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a capital mineira tem como forte característica o comércio de moda.
“O comércio de roupas, calçados e acessórios é muito forte, tem muita quantidade, e são os itens que as mulheres tem mais apreço, além de cosméticos e perfumaria. Então, são esses que se tiram o melhor proveito”, disse o presidente.
Chocolaterias crescem nas opções
Conforme Marcelo, outros setores também estão crescendo, como as chocolaterias. “É uma movimentação grande. A pesquisa mostra que sempre vai compondo (o presente). As pessoas não querem dar só um presente, elas compõem o presente, então compra uma roupa com um calçado, com um acessório ou um perfume”, explica o presidente.
Para os comerciantes entrevistados pela CDL/BH, as roupas devem ser o item com maior procura e devem representar 45% dos negócios. Em seguida vem os cosméticos com 12%, calçados com 11,5%, acessórios com 8,5%, itens de decoração, 6,5%, e móveis com 5,5%. Ao todo, 44% dos lojistas acreditam que os filhos vão comprar dois presentes.
Data mais afetiva junto com o Natal
Em 2024, o Dia das Mães movimentou R$ 2,16 bilhões, e estima-se que esse montante aumente em 1,79% neste ano. Seis em cada dez lojistas acreditam que as vendas serão melhores, e 46,5% disseram que reforçaram o estoque para a data.
“É a data mais afetiva juntamente com o Natal. No Natal, você presenteia a família toda, os amigos, e o Dia das Mães é uma data especial porque é a mãe de cada um de nós, por essa nós temos um carinho especial, ninguém deixa passar em branco”, disse Marcelo.
Consumidores fazem pesquisas
Faltando duas semanas para o Dia das Mães, os consumidores da capital mineira já estão demonstrando comportamento de compra para a data. “A gente tem essa cultura da pesquisa aqui em Belo Horizonte, pesquisar na internet, mas efetivar as compras nas lojas”, reforça o presidente da CDL/BH.
Marcelo ainda diz que: “Então as pessoas vão conversando através das redes sociais, e aí vão na loja fechar as suas compras. A gente vê muito isso neste período do fim do mês, as pessoas que já têm um dinheiro guardado para esse fim, já vão fazendo as suas compras. Estamos vendo aí um crescente do pix e pessoas pagando em dinheiro também, mas ainda é muito forte o crédito”.
De acordo com a pesquisa 57,3% dos lojistas esperam que as compras sejam parceladas no crédito. O segundo formato mais citado foi o pagamento à vista no cartão de crédito (22,1%), seguido de pix (13,6%) e débito (4%).
Marketing e dicas para lojistas
Em relação ao marketing de vendas, embora 97% dos lojistas concentrem seus esforços no presencial, eles também investirão no digital para potencializar a data. O Instagram será utilizado por 85%, e o WhatsApp por 78%. Outras plataformas também foram citadas, como site (23,5%), Facebook (2%) e TikTok (1%).
Os lojistas que ainda não se prepararam para o Dia das Mães podem seguir algumas dicas dadas pelo presidente da CDL BH: “Primeiro, atraia o consumidor. Então movimente a sua loja com layout, iluminação, temas relacionados à data, produtos que chamem a atenção do consumidor”.
“Olhar o seu estoque, ver quais produtos estão lá em maior quantidade e fazer uma promoção ou um desconto especial para que esse produto saia. Estoque é capital de giro parado, então ele pode girar o seu dinheiro e possibilitar o investimento em novos produtos. E óbvio, trazer itens mais modernos, diferenciados”, conclui Marcelo de Souza de Silva.
Com CDL BH