O Sempre Um Papo vai receber o jornalista e pesquisador Paulo Henrique Silva para um debate nesta terça–feira (29), no canal do YouTube do projeto. Com mediação do ator e jornalista Jefferson da Fonseca, o convidado vai falar sobre seu livro “Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais”.
Escrito junto com Gabriel Carneiro, o livro faz parte da série “100 filmes essenciais” (2017), “Animação Brasileira: 100 filmes essenciais” (2018) e “Curta Brasileiro: 100 filmes essenciais” (2019).
A produção que serviu de baliza para a obra em questão foi “À Meia Noite Levarei sua Alma” (1964), escolhido como melhor filme do cinema fantástico brasileiro, em levantamento feito pela Abraccine. O longa–metragem inaugurou o gênero de horror no Brasil e nos presenteou com o personagem Zé do Caixão.
“O livro nos permite acessar, de forma mais nítida e coesa, a construção de uma linguagem própria dentro de um gênero até então muito atrelado ao cinema norte americano, além de lançar luz sobre obras subestimadas como as produções eróticas e dos Trapalhões”, disse Paulo Henrique sobre seu livro.
Além de jornalista cultural e pesquisador, Paulo Henrique Silva é crítico de cinema há 30 anos, foi presidente da Abraccine entre 2015 e 2019, em que iniciou um projeto de publicação de livros dedicados ao ofício da crítica de cinema brasileiro. Criou e organizou a coleção “100 Melhores” e coordena atualmente a coleção “Lumière”, na editora Letramento.
O Sempre Um Papo com Paulo Henrique vai ao ar às 19h no YouTube do projeto (assista abaixo).