A palavra proteína vem do grego e significa “de importância fundamental”. E é isso mesmo, a proteína é essencial para saúde. A ciência mostra que a maioria das pessoas precisa de 20 a 40 g de proteína por refeição pelo menos três vezes por dia. As carnes em geral, tanto brancas como vermelhas, são os alimentos que fornecem maiores concentrações de proteína por porção.
Vou começar pelo peixe. Ele está no topo da minha lista porque os peixes em geral são fáceis de digerir, rápidos de serem preparados e além de conter todos os aminoácidos que a gente precisa, eles também são ricos em ômega 3. Minha sugestão é que você se planeje para comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Na classe dos peixes vale o atum ou sardinha em lata.
Outra boa fonte de proteína são as galinhas caipiras e, claro, também seus ovos que contém na clara a albumina, uma proteína de ótima qualidade.
E a terceira melhor fonte são as carnes bovinas, que além da proteína é rica no ferro melhor absorvível pelo nosso corpo.