Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Fuad Noman convoca mil professores para a rede municipal de ensino de BH

03/07/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Rodrigo Clemente / PBH

prefeito de Belo HorizonteFuad Noman (PSD), homologou, nesta quarta-feira, os nomes de aproximadamente mil novos profissionais de educação que vão atuar na rede municipal. Todos eles foram aprovados em concurso público realizado no ano passado, de número 003/2023. Serão chamados ao longo deste semestre, além dos educadores, 39 bibliotecários e 339 assistentes administrativos. Cerca de 250 pessoas serão chamadas a cada mês.

O chefe do executivo ainda anunciou a ampliação de mais 12 novas escolas na cidade que vão possibilitar mais 1,8 mil vagas. As obras serão feitas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sendo 4 EMEIs – com obras iniciadas em 2024 –, 7 EMEIs e 1 EMEF com previsão de entrega em 2025.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, um novo concurso também está em planejamento. “Dessa maneira, garantimos um quadro de profissionais mais preparado e atualizado, com impacto direto na melhoria das aprendizagens de nossos estudantes e na tranquilidade das famílias”, disse o secretário.

Instituto Federal do Barreiro

O prefeito assinou, ainda, um protocolo governamental para a cessão, pelo município, de um terreno para a instalação da unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Barreiro. A área de quase 8 mil metros quadrados fica em trecho das ruas Américo Magalhães e Gerson Coelho e será cedido a título gratuito durante 20 anos, prorrogáveis.

Segundo a Prefeitura, caberá ao IFMG a responsabilidade por todas as despesas relativas à construção, incluindo a obtenção das devidas autorizações legais para realização das obras e implantação da unidade, bem como da manutenção, conservação e preservação da integralidade do bem imóvel.

O campus de Belo Horizonte será o 18º em Minas Gerais e a estimativa do Ministério da Educação é que tenha cerca de 1,4 mil alunos. Os cursos a serem ofertados ainda não estão definidos.