O CCBB BH promoverá uma série de eventos de imersão no universo da exposição Ancestral: Afro Américas, em cartaz no centro cultural. A iniciativa será gratuita e ocorrerá neste sábado (12/4), com música, roda de conversa, visita guiada e roda de capoeira.
Os eventos têm como tema central a ancestralidade como força criadora, assim como a exposição. Ancestral: Afro Américas reúne mais de 130 obras de afrodescendentes do Brasil e dos Estados Unidos, para não apenas homenagear os artistas que desafiaram as brutalidades e o apagamento do colonialismo, mas também fomentar um diálogo sobre o impacto das raízes africanas na sua formação.
A exposição Ancestral: Afro Américas ficará em cartaz até o dia 12 de maio. O evento no sábado começará às 13h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados neste link ou na bilheteria do CCBB BH.
Programação de eventos
Um dos destaques da programação é o Baile Uai Sound System, que abrirá e encerrará as atividades apresentando uma experiência sensorial que conectará o público às sonoridades afro–diaspóricas. O multiartista Lelo Youth e a historiadora Gabriella Figueiredo Moreira farão uma roda de conversa sobre a herança Bantu.
Haverá uma roda de capoeira com a comunidade Angola de Ouro, e uma visita imersiva guiada à exposição com a curadora Ana Beatriz Almeida e a historiadora Gabriella Figueiredo Moreira. O passeio terá duração de 45 minutos e situará a mostra na rota Congo–Angola, eixo fundamental da cultura Bantu.
Confira a programação completa:
- 13h – Apresentação do Baile Uai Sound System;
- 14h – Roda de conversa com o MC Lelo Youth e participação da historiadora Gabriella Figueiredo Moreira;
- 15h – Roda de capoeira com a Comunidade Cultural Angola de Ouro;
- 15h30 – Visita guiada à exposição com a curadora Ana Beatriz Almeida e a historiadora Gabriella Figueiredo Moreira;
- 16h30 – Apresentação do Baile Uai Sound System;
- 19h – Encerramento.
Veja mais sobre a exposição Ancestral: Afro–Américas no CCBB BH: