As atividades presenciais nas escolas do ensino médio de Belo Horizonte já estão liberadas para retornar. O decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil foi publicado no Diário Oficial do Município, sendo assim, essa modalidade de ensino já pode ser retomada a partir desta sexta-feira (23).
De acordo com o documento, os alunos poderão voltar às salas de aula de segunda-feira a sábado, sem qualquer restrição de horário. A prefeitura divulgou que as instituições precisam acompanhar as medidas sanitárias já existentes e previstas também para as outras modalidades de ensino.
Para que os estudantes menores de idade retornem às aulas, os responsáveis deverão assinar um termo de responsabilidade. Dentre as regras para a retomada das atividades presenciais, cada estudante e funcionário ficará responsável por seu próprio copo ou garrafa de água, de uso individual. Além disso, as instituições também deverão fixar cartazes com as medidas de higiene preventivas ao coronavírus.
Decisão
A determinação pela retomada aconteceu após o Matriciamento de Risco (MR), também conhecido de taxa de normalidade, atingiu os 85% nesta quinta-feira (22). O cálculo considera pontos como o número de casos novos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e a mortalidade pela doença.
A volta às aulas presenciais do ensino médio estava condicionada ao MR chegar aos 81%.