25/01/2024
Redação: Lucas Rage
Imagem: Elizabete Guimarães / ALMG
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza um ato em homenagem às 272 vidas ceifadas pelo Rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, que completa 5 anos nesta quinta-feira (25).
O ato realizado no Parlamento Mineiro acontecerá no Largo das Bandeiras do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Todas as bandeiras serão hasteadas e, em seguida, arriadas as de Minas Gerais e de Belo Horizonte pela Polícia Legislativa. Também será depositada uma coroa de flores no Memorial em homenagem às vítimas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Durante o dia, as bandeiras de repartições públicas estaduais permanecerão hasteadas a meio mastro.
Inaugurado em 23 de janeiro de 2020, como forma de honrar os mortos pelo rompimento da barragem, o Memorial traz os nomes das vítimas e um trecho do poema “Lira Itabirana”, de Carlos Drummond de Andrade: “Quantas toneladas exportamos de ferro? Quantas lágrimas disfarçamos sem berro?”.
Atuação da Assembleia
A Assembleia de Minas atuou na apuração das causas do rompimento da barragem, na elaboração de leis mais rigorosas para licenciamentos de empreendimentos minerários em Minas Gerais e na busca de medidas de assistência e apoio às vítimas.
(Com informações de ALMG)