O Dia Mundial do Pão é celebrado nesta quinta–feira, dia 16 de outubro. Um dos alimentos mais tradicionais do mundo, os pães ganharam uma data de comemoração em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Confira abaixo uma lista de lugares para comer pão artesanal fresco em BH.
O pão surgiu há mais de 6 mil anos, quando os egípicios descobriram a fermentação do trigo. Naquela época, os pães eram considerados um alimento básico e símbolo de poder. Os preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Dedicados ao pão, os egípcios passaram a ser conhecidos como “comedores de pão”.
Em Belo Horizonte, diversas padarias e cafeterias apostam na fabricação de seus próprios pães, muitas vezes, lançando mão da fermentação natural – processo que resulta em massas mais leves e mais saudáveis. Veja abaixo locais na capital mineira para comemorar o Dia Mundial do Pão:
Casa Bonomi
Fundada em 1996, a Casa Bonomi foi inaugurada em BH inspirada em padarias artesanais europeias, sendo um dos primeiros estabelecimentos da cidade a apostar na produção de pães de fermentação natural. O local vende pães e sanduíches feitos com baguete francesa, ciabatta, focaccia, pão italiano, pita, pão preto e bagels.
Endereço: avenida Afonso Pena, 2.600 – Funcionários
Horário de funcionamento: terça–feira a sábado, 7h às 19h | Domingo, 7h às 17h

Passeli Boulangerie
A especialidade da padaria é o pão artesanal de massa macia, com alvéolos aromáticos e casca crocante. Os pães do local são modelados à mão, feitos com farinha francesa e fermentação natural. Um outro destaque do local é o Brunch Passeli, uma combinação de croissant de manteiga e pain au chocolat, acompanhados de fatias de brioches. Segundo o estabelecimento, os croissants são feitos com a receita original da França.
Endereço: avenida Fleming, 417 – Ouro Preto
Horário de funcionamento: segunda a quarta–feira, 9h30 às 19h | Quinta–feira, 9h30 às 22h | Sexta–feira, 9h30 às 23h | Sábado, 8h30 às 23h | Domingo, 8h30 às 20h
Albertina Pães
A padaria Albertina Pães nasceu na pandemia, a partir do desejo de Renata Rocha de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em cursos em alguns países. O local é especializado em fermentação natural e vende produtos como brioches, croissants, folhados, tortas Bourdaloue e fougasses.
Endereço: rua Fernandes Tourinho, 1010 – Lourdes
Horário de funcionamento: quarta a sexta–feira, 10h às 18h30 | Sábado, 9h30 às 14h

Eddie Lado B
O “Lado B” do Eddie Fine Burgers é uma padaria que produz fornadas de pães, folhados e doces, todas quartas e sextas–feiras. São opções como ciabata, pão de campanha, pão com nozes e grãos, multigrãos, croissants e palmiers, além de caixas para presentear aquela pessoa que ama a iguaria.
Endereço: rua Fernandes Tourinho, 725 – Lourdes
Horário dos pães: quarta e sexta–feira, 12h às 22h

Ancestral Padaria Artesanal
O estabelecimento trabalha com pães fermentados há oito anos, que são utilizados nos sanduíches e disponibilizados para venda nas prateleiras. O cardápio da padaria oferece baguete, brioche, ciabatta tradicional, focaccia de alecrim ou de alho poró, entre outras opções. Para comer no local, os clientes podem pedir pão na chapa, queijo quente, croissant, focaccia do dia, cinnamon roll e outras delícias.
Endereço: rua São Romão, 452 – Santo Antônio
Horário de funcionamento: terça a sexta–feira, 11h às 18h | Sábado, 10h às 15h

Cum Panio
A padaria é especializada em receitas francesas e italianas, produção artesanal de pães, bolos e pâtisserie, há 21 anos. O local produz os itens com fermentação natural e o pão é modelado à mão. As opções são: boca, batom, zucchini, fougasse, baguete, baguete de grãos, ciabatta, meunier, tabarièrre, grãos, entre outras.
Endereço: avenida Bandeirantes, 861 – Anchieta
Horário de funcionamento: terça a sexta–feira, 11h às 18h | Sábado, 11h às 15h
