Os vinhos mineiros vêm alcançando cada vez mais reconhecimento pela qualidade. Isso é comprovado com a publicação do Guia Adega Brasil 2025. Esse guia anual é a maior referência que temos em relação aos vinhos brasileiros.
Todos os anos, profissionais qualificados e reconhecidos avaliam um vinho produzidos em todas as regiões brasileiras, sejam eles de grandes vinícolas ou de pequenas produções. A edição deste ano traz 800 rótulos de 100 produtores. E no ranking dos 20 melhores vinhos nacionais, destaca-se o sauvignon blanc da vinícola Alma Gerais, da cidade de Bom Sucesso.
O rótulo recebeu pontuação 93, a maior entre todos os rótulos nacionais da mesma uva. Os rótulos syrah tinto e syrah rosé, também da Alma Gerais, receberam pontuação acima de 90, ficando com 91 e 90 respectivamente. E olha que todos esses vinhos fazem parte da primeira safra produzida pela pequena vinícola mineira.
Hoje, a Alma Gerais ocupa a área de 10.000 hectares e produz cerca de 20.000 garrafas por ano. Eu tive a oportunidade de experimentar o syrah rosé no ano passado, assim que o rótulo chegou ao mercado e adorei. Se você ficou curioso em experimentar também, o jeito é agendar uma visita a Alma Gerais em Bom Sucesso, porque os vinhos são exclusivamente comercializados na fábrica.