São Thomé das Letras, na Serra da Mantiqueira, está de cara nova na rota turística de Minas Gerais: a cidade, bastante procurada por hippies e mochileiros, passa a se reposicionar como um destino místico. O lançamento da nova marca do município ocorreu nesta segunda-feira (14/4), no primeiro dia de WTM Latin America 2025, em São Paulo.
A nova marca reposiciona São Thomé das Letras no cenário turístico nacional e internacional, com o slogan “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”. A cidade possui mais de 19 mil leitos disponíveis, além de uma oferta crescente de experiências ligadas à espiritualidade, à ancestralidade e à natureza.
A campanha é uma parceria entre o governo de Minas e a Prefeitura de São Thomé das Letras. Na apresentação oficial da iniciativa, que ocorreu na WTM Latin America 2025, maior feira de turismo da América Latina, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, explicou à Rádio CDL FM sobre a nova estratégia para o destino turístico.
“O reposicionamento é no sentido de dar uma nova imagem, mas uma imagem substanciada no que a cidade, no que o município é. Então, é: ‘São Thomé das Letras – Onde o mistério é você’. Nós temos uma mão, as letras são de pinturas rupestres, onde a imagem de São Tomé foi achada, que fica ao lado da igreja, e também São Tomé é aquele que vê para crer”, explicou o secretário sobre a identidade visual da nova marca.
Segundo ele, a nova marca busca destacar “as maravilhas, as belezas naturais de São Thomé, da região, das suas pousadas, e também de um calendário de eventos que possui o misticismo na sua essência”.
“Seja na igreja católica, seja nos povos indígenas, seja nos povos africanos, seja nos povos todos que lá vão, e que possuem a característica de buscar a transcendência. São Thomé oferece retiros, lógicas, festivais, que remetem a essa conexão com a transcendência, que significa conexão consigo mesmo”, completou Oliveira.
Dessa forma, a cidade busca consolidar-se como um dos principais destinos espirituais e sensoriais do Brasil. O destino oferece cachoeiras cristalinas, trilhas em quartzito, arte rupestre ancestral, mirantes naturais e uma energia que só quem visita consegue descrever.