Você acha que sabe dizer não na hora certa? Se você respondeu que sim, eu vou te propor um exercício:
Um supermercado faz uma promoção em que a cada X reais que você comprar, você ganha um selinho para juntar com outros até conseguir ganhar um produto que eles estão oferecendo nessa “troca”. Ok, legal. Eu preciso de uma panela nova, o produto é uma panela, então eu vou juntar os meus selinhos para trocar por uma. Trocar mais ou menos, já que você sempre tem que completar essa operação com uma quantia de dinheiro, mesmo que modesta. Porém, e se o que estiver em promoção, seja algo que você não precisa? Você tá juntando os selinhos porque não soube dizer não para aquele impulso.
No final das contas você vai acumular em casa algo que não estava na sua lista de desejos sinceros e honestos. E por que será que isso aconteceu? Porque você não soube dizer essa palavrinha mágica e às vezes tão difícil: não.
A gente consome o tempo todo o que não precisa e não só em casos como esse exemplo que eu dei agora, simplesmente por não praticar o não. Não preciso, não vou comprar por impulso, vou focar no que é necessário.
Parece simples, não é? Mas o marketing é uma arma poderosa e a gente precisa malhar os neurônios todos os dias para fugir de roubadas.