Acaba de ser divulgada a lista dos 100 Melhores Vinhos do Mundo em 2024, no ranking do respeitadíssimo crítico norte-americano James Suckling.
Os vinhos listados como melhores foram escolhidos por um júri formado por 12 especialistas, entre eles o próprio Suckling, que viajaram o mundo para degustar cerca de 40 mil vinhos até chegar aos 100 eleitos, todos com pontuação entre 98 e 100.
O vinho número 1, o melhor entre os melhores foi o Bertani Amaroni Della Valpolicella Clássico 2015, produzido em Tenuta Novare, região Nordeste de Valpolicella, onde se plantam uvas desde o Império Romano.
Em seu texto de apresentação no ranking, Suckling explica que o rótulo foi o grande escolhido de 2024 porque é necessário dar mais reconhecimento aos vinhos clássicos que personificam a grandeza do tempo e do lugar. Ele acrescentou que o refinamento e o equilíbrio desse vinho são de tirar o fôlego. A lista apresenta rótulos de inúmeras procedências, incluindo um único vinho da China.
Dos argentinos, que nós brasileiros temos mais acesso e contato, entraram o Catena Zapata Chardonnay, do vinhedo Adrianna White Bones 2022, na 17ª colocação, alcançando 100 pontos. O El Enemigo Cabernet Franc El Cepillo 2021 ficou na 39ª colocação, com 99 pontos alcançados. E com a mesma pontuação, o Zuccardi Malbec Gualtallary Finca Las Cerrilladas 2021, na posição 41.