A Semana Santa celebra os últimos dias da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição. A sexta-feira da paixão é marcada por jejum e abstinência como forma de respeito e reflexão. A Igreja Católica orienta seus fiéis a não consumirem carne vermelha nesse dia por ser associado a celebrações e banquetes. Entre as tradições da Semana Santa, o peixe se tornou um prato indispensável do feriado.
O peixe mais consumido no Brasil na Semana Santa é o bacalhau, uma tradição herdada dos portugueses. Mas por condições climáticas, nós não produzimos bacalhau. Ele é importado, principalmente da Noruega para atender a demanda durante esse período religioso. E por isso, pode extrapolar o nosso orçamento.
O consumo de tilápia também tem se destacado no país nos últimos anos, devido ao seu sabor suave, facilidade de preparo e preço mais acessível. Outros peixes que são nutritivos e que cabem no bolso do brasileiro são a sardinha e o atum, que com criatividade pode ser a base de deliciosos pratos como tortas salgadas. Qual será o seu cardápio no feriado religioso?