Lula se reúne com reitores de Universidades e Institutos Federais para discutir greve

10/06/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Lucas Braga | UFMG

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir nesta segunda-feira (10) com reitores de Universidades e Institutos Federais, em Brasília, para discutir a greve dos professores e técnicos administrativos que estão em greve há mais de dois meses.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retoma, nesta segunda-feira, às aulas após 51 dias de paralisação. A mobilização dos professores por reajuste salarial, no entanto, continua, e uma paralisação está prevista para a próxima sexta-feira.

As principais reivindicações dos professores são reajuste salarial, reestruturação de carreira e recomposição do orçamento. Em abril, o governo federal apresentou uma proposta para a categoria, de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026 – não há previsão de aumento para 2024.