O prazo para entregar a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2021 foi ampliado pela Receita Federal. Inicialmente, a data limite para a entrega era 30 de abril, mas agora o contribuinte pode entregar a declaração até o dia 31 de maio. A mudança foi publicada nesta segunda feira (12) no “Diário Oficial da União”.
Segundo a Receita Federal, também foram prorrogados para o último dia de maio os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.
De acordo com o órgão, a ampliação dos prazos de entrega aconteceu com o objetivo de suavizar as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19.
Prazo pode ser estendido por mais tempo
Na última semana, o Senado Federal aprovou um projeto que prorroga o prazo de entrega do IRPF até o dia 31 de julho deste ano. O texto, que foi aprovado pela Câmara, será analisado novamente pelos deputados, pois sofreu alterações. Caso seja aprovado, a proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.