Passadas as festas de fim de ano, é momento de aproveitar as férias e descansar. E o descanso também significa ocupar a mente com atividades não habituais, como ler, passear no parque ou visitar exposições. E BH é o lugar certo para aproveitar o último tópico: até o ano que vem, a capital mineira apresenta uma série de exposições, gratuitas ou a preços acessíveis.
Neste guia de exposições para as férias em BH, é possível encontrar histórias milenares, memorial, tecnologia e diversão para as crianças. Opções não faltam para todos os gostos e bolsos. Confira abaixo as mostras em cartaz na capital mineira.
‘Tutankamon’ no BH Shopping
O BH Shopping receberá a exposição “Tutankamon, uma experiência imersiva”, que mergulha nos mistérios do Egito Antigo. O público poderá aproveitar a mostra a partir do dia 3 de janeiro, por meio de sete salas de imersão e visitas ao metarverso, até o dia 30 de março.
A exposição recém–chegada ao Brasil convida o público a adentrar na vida do imperador egípcio Tutancâmon, morto com menos de 20 anos no século 14 antes de Cristo. Por meio das tecnologias disponíveis, os visitantes vão embarcar em uma expedição pelos caminhos do faraó.
Ingressos: a partir de R$ 40 na Ticketmaster, aplicativo Multi e no ponto de vendas do piso Mariana
Endereço: BH Shopping | BR-356, 3049 – Belvedere (estacionamento piso Ouro Preto)
Memorial de Fernando Sabino
O escritor Fernando Sabino (1923 – 2004) ganhou um memorial no Mercado de Origem, em Belo Horizonte, sua cidade natal. O local abriga uma exposição permanente sobre o autor, além de um centro de pesquisas dedicado sua à vida e obra.
Endereço: Mercado de Origem | Rua Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água
Horário de funcionamento: terça–feira a domingo, 10h às 17h
‘Luz Eterna: Ensaio Sobre o Sol’
Está em cartaz no CCBB BH a exposição imersiva gratuita “Luz Eterna: Ensaio Sobre o Sol”. A mostra une arte e tecnologia por meio de sete instalações imersivas assinadas por artistas brasileiros, que convidam o público a celebrar a importância do Sol na jornada da humanidade.
As instalações evocam a poética do Sol, a fim de proporcionar experiências sensoriais ao público. Em uma delas, os visitantes conseguem ver seu próprio plexo solar, uma rede de neurônios que fica na cavidade abdominal. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de fevereiro de 2025.
Ingressos: no site do CCBB BH ou na bilheteria física
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários (3° andar)
‘As Fantásticas Fábulas de La Fontaine’
O DiamondMall, em BH, está oferecendo uma exposição imersiva para as crianças sobre as obras do escritor francês La Fontaine. Até o dia 2 de fevereiro de 2025, “As Fantásticas Fábulas de La Fontaine” ficará disponível no piso 4 do shopping, com oito histórias contadas de forma imersiva para os pequenos soltarem a imaginação.
“Este é um passeio imperdível para fazer com crianças, onde os adultos voltam à infância, relembrando as histórias que ajudaram a educar diferentes gerações. Totalmente interativos, os trabalhos mostram para os pequenos a magia da leitura e reforçam o quanto a arte pode ser divertida”, disse a gerente de marketing do shopping, Gabriela Mayrink.
Ingressos: a partir de R$ 20 neste link
Endereço: avenida Olegário Maciel, 1600 – Lourdes
‘Generosa, Felicíssima e Nicolau’
O projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte” apresenta a exposição inédita “Generosa, Felicíssima e Nicolau – Nomes sem Histórias e Histórias sem Nomes” no MHAB (Museu Histórico Abílio Barreto). A mostra faz um tributo a esses nomes, que pertenciam a pessoas escravizadas na Fazenda do Leitão.
Objetos do acervo do museu e do Muquifu, junto a um conjunto de bonecas e bonecos pretos, do colecionador Dênio, ficam à disposição do público, como forma de representatividade da história da população negra. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de junho de 2025, com visitação gratuita.
Endereço: avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
Horário de funcionamento: quarta–feira a domingo, de 10h às 18h
‘Belo Bracher Horizonte na Casa Fiat de Cultura’
A Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição gratuita “Belo Bracher Horizonte na Casa Fiat de Cultura”, após quase 10 anos da última mostra do pintor na capital mineira. A iniciativa reúne mais de 60 obras do artista, com pinturas em óleo sobre tela, aquarelas e desenhos a carvão.
A exposição apresenta desde o primeiro quadro de Bracher feito em Belo Horizonte, retratando o Parque Municipal, até as mais de 30 obras criadas exclusivamente para a mostra. Belo Bracher Horizonte na Casa Fiat de Cultura fica em cartaz até o dia 9 de fevereiro de 2025.
Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Horário de visitação: terça a sexta–feira, de 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h
‘9ª Bolsa Pampulha: Camará’
Até o dia 24 de fevereiro, ficará em cartaz no CCBB BH a exposição “9ª Bolsa Pampulha: Camará”, que apresenta o resultado da residência artística do MAP (Museu de Arte da Pampulha). Ao todo, onze bolsistas de cinco regiões do Brasil criaram obras temáticas sobre ancestralidade, forças naturais e contextos históricos contemporâneos.
A mostra reúne pinturas, instalações, vídeos, esculturas e objetos que tratam de histórias da cidade, de lutas ambientais, da incidência de raios, entre outras ocorrências da vida. A exposição está disponível nas Galerias do Térreo e tem entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria física ou neste link.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Horário de visitação: quarta a segunda–feira, de 10h às 22h