O principal Circuito Urbano de Arte do país, o Festival CURA se aproxima para a sua 8ª edição, a quarta na Praça Raul Soares ou “Raulzona”, para os mais íntimos. O evento será realizado entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro.
Com curadoria 100% feminina este ano, a programação do festival vai trazer um grupo de artistas formado inteiramente por mulheres. Clara Valente, Liça Pataxoop e Bahati Simoens são apenas alguns dos exemplos.
“Desde 2021 o CURA ocupa a Praça Raul Soares, construindo nela um mirante que convida a comunidade à ocupação e nos faz repensar: e se nessa rotatória realmente se pudesse conviver, partilhar e permanecer?” destacou um post no perfil oficial do CURA, no Instagram.
“E se fosse um espaço onde as crianças pudessem usufruir? Que acolhesse as mães, as pessoas velhas, os outros seres não humanos?”, completou.
Festival CURA
Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni, o Circuito Urbano de Arte (CURA) já presenteou Belo Horizonte com 25 obras de arte em fachadas e empenas. Dezoito delas são na região central capital mineira e outras quatro na região da Lagoinha.
As artes do Festival CURA são consideradas a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. Desde 2023, realizou duas edições em Manaus, onde está construindo um mirante de arte indígena em prédios na capital amazonense, ampliando seu impacto cultural para além de Minas Gerais.
“Vale destacar como a ocupação da praça impulsionou uma revitalização do seu entorno. A abertura de bares e estabelecimentos ao redor transformou a vida noturna local, trazendo novas perspectivas para o uso do espaço público. O desafio, agora, é estender essa ocupação para o cotidiano diurno, propondo uma praça reimaginada, com mobiliário urbano e sombra, para que a população possa desfrutar plenamente do espaço”, destacaram as organizadoras.
No início de setembro (12), o CURA foi o projeto vencedor na categoria Arquitetura, do Prêmio Economia Criativa Brasileira, entregue no Festival Mundial de Criatividade, em São Paulo.