A Raspadinha Mineira é um clássico que nunca deixa de fazer sucesso. O jogo teve um ápice nas décadas de 1980 e 1990, e voltou em um novo formato em 2023, após um período de hiato. Para falar sobre a reinvenção da Raspadinha, o Conecta Mente desta segunda–feira (17) recebeu o consultor estratégico da Loteria Mineira, Amilton Noble.
A história do jogo começou em 1923, tendo completado 100 anos em 2024, e possui importante credibilidade em Minas Gerais. “A loteria é uma forma lúdica de você arrecadar impostos. Obviamente, quem aposta na loteria está buscando uma premiação, mas a pessoa fica satisfeita em saber que parte desses recursos está ajudando a quem precisa”, disse Noble.
“Pouca gente sabe que parte dos recursos para a construção do Estádio Mineirão foram destinados pela Loteria Mineira, obviamente, há muitos anos. Mas isso mostra claramente o quanto de benefício social as loterias já trouxeram para o estado de Minas Gerais”.
Segundo o consultor estratégico, as loterias são uma indústria mundial, forte na maioria dos países. No Brasil, por causa de alguns estigmas sobre a modalidade, a Raspadinha Mineira demorou a engrenar. “Mas, as loterias estatais são sempre fonte de arrecadação de recursos e sempre são fontes de geração de emprego”.
“No último dia 30 de setembro, foi lançado o Trem das 11, que é uma nova modalidade lotérica. Isos gera empregos, porque faz com que tenha movimento no comércio em geral e gera faturamento para os comerciantes que vendem o produto. Então, as operações lotéricas são um grande motor da economia”, completou.
Volta da Raspadinha e lançamento do Trem das 11
Sobre a volta da Raspadinha em 2023, Amilton credita o desempenho das empresas IGT e Scientific Games, que fecharam um contrato de 20 anos com a Loteria Mineira. “Então são empresas extremamente sólidas que resgataram, efetivamente, esse prazer que é o ato de raspar e o saudosismo que tem”.
“Essas empresas, com a tradição, arrojo e aspecto inovador que elas têm, elas não poderiam deixar de também lançar no mercado mineiro um novo produto de sorteio, diferente da Raspadinha, que é um produto instantâneo”, disse Noble.
De acordo com o consultor, o Trem das 11 é uma loteria chamada de “loteria passiva”, que pressupõe a existência de um sorteio para denificação dos resultados, e os apostadores não podem escolher os números. “Você já compra o bilhete previamente marcado e aí aguarda o sorteio e depois identifica se foi premiado ou não”.
Amilton Noble também falou sobre a polêmica em relação ao ceticismo dos apostadores, influenciados pelo estigma existente no Brasil. O consultor estratégico também explicou que uma das características da Mineira da Sorte Loteria é a exploração de produtos físicos, e não digitais, como determinados jogos on-line.
O episódio completo com todos os detalhes sobre a Raspadinha Mineira vai ao ar nesta segunda-feira (17/02), a partir das 20h, na sua 102,9 FM.
A conversa também já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: