Primeira data comemorativa do segundo semestre, o Dia dos
Pais, celebrado este ano no dia 14 de agosto, tem gerado nos lojistas da capital mineira, boas
expectativas em relação às vendas. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Belo Horizonte (CDL/BH), de cada dez comerciantes, cinco acreditam que a data terá reflexo
positivo nas vendas.
“Iniciamos o segundo semestre com boas expectativas de vendas. A economia da cidade acabou de
receber uma injeção de R$ 170 milhões com o pagamento da primeira parcela do 13° salário do
funcionalismo público municipal. Esse montante, certamente, irá impactar nas vendas de Dia dos
Pais. Esta é a primeira data comemorativa da temporada e esperamos que ela traga saldos positivos
para o varejo ao longo do mês de agosto”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
De acordo com o levantamento da entidade, estima-se que a movimentação em torno da data irá
injetar na economia de Belo Horizonte R$ 1,68 bilhão durante o mês de agosto. O montante
representa um crescimento de 1,02% em relação ao mesmo período de 2021.
A pesquisa mostra que 52,8% dos lojistas acreditam que as vendas da temporada serão melhores
ou muito melhores em relação ao mesmo período do ano passado. Já 36% esperam resultado
semelhante ao do último ano e 10,8% acham que será pior e 0,3%, muito pior.
Os comerciantes estão apostando nas roupas, nos utensílios domésticos e nos acessórios como os
presentes mais procurados para o Dia dos Pais. Sendo que, na perspectiva dos lojistas, o ranking de
vendas deverá ser:
● Roupas: 31,6%
● Utensílios domésticos (canecas personalizadas e de chopp, taças): 18,5%
● Acessórios: 16,8%
● Calçados: 10,4%
● Cosméticos (hidratantes, perfumes e sabonetes): 9,8%
● Itens de decoração: 8,4%
A expectativa dos lojistas é que o tíquete médio seja de R$ 170,93 e que os consumidores adquiram
um presente.