Um enorme grupo de pessoas correndo pelas ruas de Belo Horizonte durante a noite. A cena, que pode parecer assustadora para muitos, virou cotidiano na capital mineira graças a um projeto: o Calma Clima. O coletivo de corredores, que agora virou parceiro do Nike Running, surgiu de um grupo de Whatsapp e agora avança pelo universo do empreendedorismo a passos largos.
O Conecta Mente dessa segunda-feira (23), conversou com Bernardo Biagioni, criador do Calma Clima. Ele contou sobre o surgimento do projeto, o desejo de explorar a cidade com os próprios pé e o crescente senso de comunidade que fez com que o coletivo chamasse atenção de gigantes do mercado para patrocínio.
“A gente corre desde sempre na verdade, né? Na infância a gente já começa correndo, na adolescência a gente corre e em algum momento da vida adulta a gente simplesmente abandona uma coisa que é natural”, conta Bernardo ao explicar como surgiu o Calma Clima. Em meio à prática de outros esportes, ele voltou o olhar para a corrida por causa de um desejo de conhecer Belo Horizonte.
“A corrida entrou em 2016. Fui para uma praça, dar uma volta em lugares habituais e aos pouquinhos eu comecei a levar essa corrida para outros lugares, eu vi que estava criando um superpoder, que era me locomover rápido pela paisagem e comecei a sair desses lugares tradicionais. Comecei a ir de um bairro para outro, a criar desafios de percorrer a cidade. Gosto muito de BH e veio essa vontade de usar a corrida como um instrumento de locomoção mesmo”, lembra Bernardo.
Nasce o Calma Clima
Daí, veio a ideia do Calma Clima, que nasceu em 2017. “Inicialmente, era um grupo ali de Whatsapp, umas 10, 12 pessoas que faziam essas caminhadas, aí foi subindo, aumentando e, em 2018, a gente teve nossa primeira corridinha pela cidade mesmo, porque até então a gente fazia mais caminhadas pelas bordas de BH”, conta o criador do projeto.
A partir daí, a corrida se transformou numa experiência compartilhada e caiu nas graças de centenas de pessoas na capital mineira, que passaram a se juntar às experiências do Calma Clima pelas ruas de BH: “A gente fala que é o maior grupo de corrida do mundo. Provavelmente porque não se vê no mundo um lugar onde mil pessoas correm todas as semanas juntas, durante todo o ano, toda terça-feira”.
O movimento foi tanto que chamou a atenção não só de corredores da cidade, mas também de marcas relevantes no mercado. Atualmente, o Calma Clima é parceiro da Nike.
“Acho que isso trouxe um senso de pertencimento para BH, para as pessoas que correm com a gente. É uma força tão grande que chegou, de fato, a essas grandes marcas, né?”, afirma Bernardo. Para ele, a parte mais especial é conseguir executar um projeto dessa magnitude sem precisar deixar Belo Horizonte.
“Durante muito tempo, a gente acreditou que pra ter um projeto relevante, um emprego relevante ou uma empresa relevante, a gente necessariamente teria que estar no grande eixo, né? A gente fala muito do Rio e São Paulo, a gente tá sempre olhando pra essas grandes cidades”, detalha o fundador do projeto.
“O que o Calma faz e outros tantos empreendimentos especiais de BH é mostrar que a gente não precisa sair de casa para poder construir uma grande história, né? Na realidade, acho que quanto mais a gente endossa o lugar que a gente vive, fortalece o lugar que a gente vive, mais a gente cresce no final das contas”, avalia Bernardo, que ainda conclui: “Se você quer, de alguma maneira, tocar o mundo, a melhor maneira de fazer isso é estar dentro de casa”.
O episódio completo do Conecta Mente sobre o Calma Clima, com Bernardo Biagioni, já está disponível nas plataformas digitais da CDL FM. Ouça na íntegra abaixo: