Durante a Feira Internacional do Café, realizada aqui em Belo Horizonte, em novembro, quem passeou por lá pôde experimentar o lançamento da Nescafé, que começa a chegar aos pontos de venda neste mês.
Estou falando do café solúvel para ser preparado diretamente em água ou leite gelados. A empresa já vendia cafés gelados em garrafinhas de plástico prontas para o consumo, mas agora, lançou o pó solúvel para ser preparado a frio em casa.
Normalmente, os cafés gelados são feitos com expresso ou o café de outra extração a quente, ao qual se junta bastante gelo para resfriá-lo – ou então pode-se fazer o cold brew, que leva horas para ser extraído a frio.
O lançamento da Nescafé, que pertence à multinacional Nestlé, faz parte da estratégia no Brasil de sempre oferecer produtos novos e novas formas de consumir o café, uma vez que o produto é uma das áreas prioritárias para a Nestlé em nosso país.
O Nescafé gelado solúvel foi desenvolvido com base em pesquisas que mostram que o consumidor brasileiro tem cada vez mais preferido a bebida dessa forma, principalmente jovens atraídos pelos “coffeetokers”, as comunidades de criadores de conteúdo que focam em receitas virais de bebidas indulgentes à base de café.
Só para esclarecer: bebida indulgente é o equivalente ao que chamamos de “comfort food”, só que voltado ao universo líquido, ou seja, bebidas que nos remetem à sensação de prazer e conforto e que atiçam nossas memórias afetivas.