Você já experimentou mel de cacau? Não é um produto fácil de encontrar, até porque foi, durante décadas, simplesmente descartado no processo de colheita e quebra do cacau nas plantações brasileiras.
Mas, há cerca de 20 anos, esse verdadeiro néctar dos deuses foi redescoberto pelos produtores de cacau na Bahia, que passaram a extraí-lo mecanicamente, dando oportunidade aos consumidores de experimentá-lo.
O mel do cacau é obtido a partir da prensagem da polpa ou goma que envolve as sementes, ou seja, não tem nada a ver com o chocolate que é feito exclusivamente das sementes limpas, secas e torradas. Por isso, o mel tem um sabor delicado, floral e levemente cítrico.
Como ele não recebe nenhum conservante, nenhuma adição de água nem outro ingrediente, é um produto rapidamente perecível. O mel do cacau fermenta em poucas horas e azeda, então, é necessário congelá-lo imediatamente após a extração e descongelar somente na hora do consumo.
No Sul da Bahia, é fácil encontrar drinques até mesmo nas barracas de rua feitos com o produto. Nas demais regiões do Brasil, dificilmente conseguimos achá-lo em pontos de venda físicos.
Pela internet, alguns sites comercializam sobre encomenda, mas, o valor encarece devido à logística do transporte, sempre em cadeia refrigerada. Ainda assim, se você encontrá-lo, não deixe de provar pelo menos uma vez. É uma das bebidas não alcoólicas mais gostosas que eu já experimentei.