15/07/2024
Redação: CDL BH
Imagem: Divulgação
Segmentos como vestuário, óticas e entretenimento são beneficiados com a temporada de folgas de pais e crianças. Promoções para girar estoque também levam consumidores às ruas
A partir de hoje, 15, até o dia 5 de agosto, está oficialmente aberto o período de férias escolares, considerando o calendário das redes municipal e estadual. Com crianças e adolescentes com mais tempo livre, a tendência é que a circulação desse público aumente na cidade e, consequentemente, impulsione as atividades do setor de comércio e serviços.
“As férias, geralmente, movimentam serviços de entretenimento como cinemas, teatros, parques e restaurantes. No comércio, alguns segmentos também são favorecidos como brinquedos, papelarias e, até mesmo, óticas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
Com a agenda mais tranquila, muitos pais aproveitam o período de férias para realizar exames de rotina nos filhos, dentre eles o oftalmológico. Com isso, a procura por novos óculos corretivos aumenta. De acordo com o proprietário da rede Centro Visão, Fernando Cardoso, as vendas devem crescer cerca de 10%. “No ano passado registramos um aumento de 9,5% no período, os destaques foram para as lentes oftalmológicas (10.4%), armações ( 12,7%) e óculos solar (3%). Nossa expectativa é bastante positiva para este ano”, adianta.
Aliando as férias com as tradicionais liquidações de inverno, muitas famílias aproveitam para renovar o guarda-roupas com um preço mais acessível. A proprietária da loja de vestuário Simone Modas, Jacqueline Bacha, destaca que nesse período aumenta a procura por roupas tanto de verão quanto de inverno. “É um excelente momento para adquirir itens de inverno mais baratos e adiantar as compras do verão, ambos com preços mais atrativos, pois, nesse período fugimos da alta estação e, com isso, os valores são mais baixos”, explica. De acordo com a empresária, na primeira semana após o pagamento, houve um crescimento de 20% nas vendas, com destaque para produtos como casacos, mantas, toalhas e roupas leves que podem ser usadas em praias, clubes e cachoeiras.
Pouco frio, muitas promoções
Com um inverno atípico, onde as temperaturas não caíram quanto o esperado, muitos lojistas já realizam liquidações para liberar espaço no estoque para os produtos do próximo semestre.
“As mudanças climáticas são uma realidade que o varejo precisa se adaptar para não ter perdas. Com essa adaptação e oferta de produtos mais adequados, as margens de prejuízo com mercadorias tendem a diminuir”, explica Marcelo de Souza e Silva.
Cautela com os gastos
Ainda que as atividades de lazer e as promoções sejam favoráveis ao consumo, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, alerta para o risco de inadimplência. “O ideal é que o investimento com a diversão não ultrapasse 20% do orçamento e, se possível, opte-se pelo pagamento à vista. Contudo, sabemos que a maioria das pessoas utiliza o cartão de crédito, neste caso, fique atento ao quanto o valor das parcelas irá impactar sua renda nos meses seguintes e não se deixe levar em compras por impulso”, aconselha.
A economista afirma ainda que este também é um período de organização das finanças para o próximo semestre. “É o momento de identificar quais foram os gastos supérfluos do primeiro semestre, eliminá-los do orçamento e definir quais serão os investimentos e gastos mais importantes para os próximos meses. Dessa forma, é possível ter maior previsibilidade da sua renda”, finaliza.