Amanhã é dia de comprar diversos produtos e serviços sem impostos. A ação, realizada em 1.857 lojas de todo país, é um movimento de conscientização sobre a alta carga tributária exercida no país e também o retorno quase nulo para a população.
Em Belo Horizonte, mais de 300 lojas já confirmaram presença. Vestuário, calçados, acessórios, colchões, medicamentos e combustíveis serão comercializados sem as taxas tributárias, o que pode garantir um valor até 70% menor.
“Estamos na 15ª edição e, cada vez mais, conseguimos a adesão de mais lojistas e também chamar a atenção da população para um assunto tão importante. Precisamos estar atentos aos tributos que pagamos e, principalmente, qual será a destinação. Infelizmente, estamos entre os 30 países do mundo com maior carga tributária. E, dentre os que têm pior retorno para a sociedade com valor arrecadado, ocupamos a primeira posição”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entidade idealizadora do movimento em parceria com a CDL Jovem.
O site www.dialivredeimpostos.com.br disponibiliza a lista completa de lojas participantes em Belo Horizonte e nas demais cidades. A expectativa é de movimentação. Contudo, Souza e Silva alerta para os cuidados necessários. “Sabemos que a ação promove uma maior circulação de pessoas nas lojas. Mas, precisamos manter todos os cuidados. Evitar aglomerações, utilizar corretamente as máscaras e o álcool em gel”, alerta o dirigente.