‘Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais’
O presidente norte-americano Donald Trump, disse em discurso nesta sexta-feira (5) que a medida de fechar o país, como prevenção ao contágio do novo coronavírus salvou pelo menos 1 milhão de pessoas.
“Fechamos nosso país. Salvamos, possivelmente, 2 milhões, 2,5 milhões de vidas. Poderia ser só um milhão de vidas, acho que não menos que isso. Mas se considerarmos que estamos em 105 mil hoje em dia, o número de vítimas seria pelo menos 10 vezes maior. É o que se acredita como mínimo se fizéssemos (imunidade de) rebanho”, afirmou.
Neste mesmo discurso, Trump citou como exemplo as dificuldades do Brasil e Suécia, para lidar com a Covid-19.
“Se você olha para o Brasil, eles estão num momento bem difícil. E, falando nisso, continuam falando da Suécia. Voltou a assombrar a Suécia. A Suécia também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais”, afirmou.
Na ultima quinta-feira (4), o Brasil ultrapassou a Itália no numero de mortes por coronavírus. O país acumula 34.021 vidas perdidas durante a pandemia e está atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos.