Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Tecnologia facilita deslocamentos e informa foliões no Carnaval 2024

09/02/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: Divulgação

Os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte e os foliões do Carnaval poderão conferir pelo celular ou no Portal da PBH, em todos os dias da folia, as viagens e horários programados para a linha que pretende utilizar, o itinerário atualizado das linhas desviadas, os pontos de embarque e desembarque e ainda acompanhar em tempo real a chegada dos ônibus.

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou gratuitamente o acesso aos dados do sistema de transporte coletivo por meio da tecnologia de compartilhamento GTFS (General Transit Feed Specification). Com isso, os dados podem ser utilizados para a criação de aplicativos que vão fornecer informações sobre o transporte aos usuários da capital.

Dados sobre os desvios das linhas e a localização em tempo real dos ônibus durante o Carnaval são alguns dos benefícios que o passageiro terá utilizando aplicativos como o BHBUS+, Bus2, Cittamobi, Movit, SIUMOBILE, ou qualquer outro que faça uso dos dados compartilhados pela Prefeitura.

Pontos desativados na Área Central

A Área Central contará com mais de 270 pontos de ônibus desativados durante os desfiles dos blocos. Cartazes e banners foram implantados em todos os pontos indicando aos usuários os locais de embarque mais próximos para cada linha. O cartaz foi confeccionado em um material plástico para não ficar danificado em caso de chuvas, mas é importante preservá-los, pois essas informações são úteis para quem curte a folia e também para quem está trabalhando.

A tecnologia está disponível para o usuário conferir as mudanças nos pontos da Área Central e das demais regionais e no funcionamento das estações MOVE e BHBUS sem sair de casa.

Acesse o Portal da PBH e confira todas as informações sobre o transporte coletivo no Carnaval de Belo Horizonte 2024.