Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Stock Car: MPMG apura autorizações para o corte de árvores no entorno do Mineirão

01/03/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Breno Pataro / PBH

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um procedimento para verificar a regularidade da autorização concedida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) aos organizadores da Stock Car. O grupo deu o aval para o corte de dezenas de árvores no entorno do Mineirão para a realização da prova.

Promotores de diferentes áreas do MPMG estão analisando o caso. Na quarta-feira, quando as espécimes começaram a ser retiradas, foi realizada uma vistoria no local.

Além disso, foram iniciadas as tratativas junto à Procuradoria do Município, com a solicitação de que a atividades da Sudecap no local fossem suspensas. Também foi pedida toda a documentação para a realização do evento.

Decisão da Justiça

A Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão do corte de árvores no entorno do Mineirão, na Pampulha. Decisão em caráter liminar é assinada pelo juiz Thiago Grazziane, da 3ª Vara de Fazenda Pública de BH, e acontece em meio a polêmicas em torno da realização de etapas da Stock Car em Belo Horizonte.

A suspensão dos cortes é resultado de ação judicial protocolada pelos vereadores Pedro Patrus e Bruno Pedralva, do PT, que questionam os impactos da realização do circuito ao meio ambiente. Em sua decisão, Grazziane afirma que “o corte das árvores poderá acarretar danos irreversíveis para o meio ambiente e para os munícipes”.