A Prefeitura de Santana do Riacho, onde está localizada a Serra do Cipó, decretou “lockdown” durante os dias em que seria comemorado o Carnaval 2021. O objetivo da determinação é evitar aglomerações e conter a disseminação do coronavírus, já que o destino é um dos mais procurados pelos mineiros durante o recesso. Na data, a cidade chega a receber quatro vezes o número total de habitantes.
Do dia 11 de fevereiro até o dia 16, as pousadas estarão fechadas e não será permitido o consumo de bebida alcoólica em local público. Segundo o decreto, durante o período, somente os serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, estão autorizados a funcionar.
De acordo prefeito da cidade, Fernando Burgarelli, em entrevista à rádio Itatiaia, barreiras sanitárias serão criadas na entrada da cidade.
“Vamos triplicar a quantidade de fiscais e estamos tentando contato com DEER e com a Polícia Militar para um controle maior, tanto na rodovia MG-10 quanto da circulação de pessoas e de carros nosso município. As cachoeiras todas estarão fechadas nesse período do dia 12 ao 16 de fevereiro. Vamos fazer um fechamento onde vai funcionar apenas serviços essenciais”, explica.