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Saiba as regras para a realização de eventos no Parque Ecológico da Pampulha

05/03/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Suziane Brugnara/ PBH

A realização de eventos no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, deverá seguir regras que forem publicadas, nesta terça-feira, pela prefeitura. As diretrizes, que estão em portaria no Diário Oficial do Município (DOM), indicam as medidas a serem tomadas em diferentes públicos, trânsito, horários permitidos, limpeza, entre outros.

Eventos com a mesma previsão de público, marcados durante a noite, só poderão ocorrer, no máximo, por dois dias seguidos. Eles deverão ser realizados apenas as sextas-feiras, sábados, e datas que antecedem a feriados. O mesmo vale para programações que têm restrição de acesso.

Eventos com mais de 5 mil pessoas, e/ou com restrição de acesso, não poderão ser realizados em duas semanas consecutivas

Já os shows só podem funcionar de 8h até 23h. “O evento poderá ter no máximo 12h de duração, e o som poderá funcionar no máximo por 10h seguidas, a cada dia”, explica a PBH.

Quando o evento restringir o acesso a áreas do parque no horário normal de funcionamento, os organizadores deverão oferecer atrações culturais e recreativas gratuitas. Comunicados devem ser afixados na área verde indicando o fechamento com uma semana de antecedência.

Quando a programação for impactar no trânsito da região, os organizadores deverão seguir algumas orientações junto a BHTrans. Devem prever bolsões, desvios, sinalização, pontos de embarque e desembarque que garantam os acessos ao parque, plano operacional para estacionamento.

Além disso, devem divulgar estratégias de comunicação para desestimular o público a ir de veículo próprio para o evento, e ofertar opções de transporte em número compatível com o fluxo de pessoas na chegada e saída do evento.