31/08/23
Redação: Kellen Lanna
Imagem: Reprodução/ Instagram
O longa-metragem Marte Um, produzido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2023. A 23ª edição da premiação aconteceu na última semana (23), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A produção mineira levou nada mais, nada menos que oito troféus Grande Otelo, nas seguintes categorias: melhor longa-metragem de ficção, melhor ator para Carlos Francisco, melhor ator coadjuvante para Cícero Lucas, melhor fotografia, melhor som, melhor roteiro original, melhor direção para Gabriel Martins e melhor montagem.
Marte Um estava concorrendo com 13 indicações, atrás apenas de ‘Medida Provisória’ (Globo Filmes), que tinha 15 nomeações ao prêmio e conquistou o troféu de Melhor Atriz para Adriana Esteves.
Há um ano de sua estreia, Marte Um conquistou diversos outros prêmios como: Melhor Filme (júri popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical, no Festival de Gramado, além do Grande Prêmio Internacional do Júri do Outfest Los Angeles, nos EUA.