Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Prefeitura inicia plantio de árvores na Pampulha nesta sexta-feira (1º)

29/02/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: PBH/Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta sexta-feira (1º) o plantio de 63 árvores na região da Pampulha. As unidades arbóreas terão um mínimo de 2,5 metros e corresponderão às mesmas espécies e características das árvores que começaram a ser suprimidas nesta quarta-feira (28) ao redor do estádio do Mineirão, onde será construída a pista para a realização do Stock Car Pro de 2024. Até a realização do evento – marcada para 15 e 18 de agosto -, a PBH terá plantado 688 árvores, todas custeadas pelos organizadores da Stock Car. Outras 120 unidades serão plantadas pela Minas Arena, administradora do Mineirão.

A inclusão de Belo Horizonte no calendário da Stock Car Pro de 2024 promove o turismo, movimenta o mercado local e proporciona o desenvolvimento de esportes automobilísticos na capital mineira.  Cálculos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead), da UFMG, estimam que a realização do evento terá um impacto positivo de cerca de R$ 1 bilhão  em 5 anos, além de gerar mais de 1,5 mil empregos temporários em diversas áreas, tais como montagem da estrutura e logística, alimentação e transporte.  O evento é transmitido ao vivo para 153 países, gerando visibilidade mundial para a cidade.

Os serviços e obras para a adaptação do entorno do Mineirão como circuito automobilístico temporário começaram nesta quarta-feira (28). A primeira etapa consiste na supressão de 63 árvores – medida aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) na quarta-feira por 10 votos a 2. Além do plantio de 808 árvores, que é a maior medida compensatória já adotada, a empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte.

As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), compreendendo a melhoria da infraestrutura, em especial, a restauração funcional do pavimento e dispositivos de segurança para o evento e, ainda, a reconstituição de mobiliário urbano, infraestrutura de acessibilidade e drenagem que serão removidas para a prova automobilística, devolvendo ao local as condições preexistentes após a realização do evento.

O autódromo da Stock Car será localizado no entorno do Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, Avenida Rei Pelé, Av. Coronel Oscar Pascal, Avenida Alfredo Camarate e Avenida Carlos Luz.  A primeira etapa dos trabalhos de preparação da pista será concluída no 1º semestre de 2024. A segunda parte das obras, que será realizada após o evento, tem o objetivo de restabelecer as condições originais das ruas, recolocando placas de sinalização e pinturas de sinalização horizontal.