Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Prefeitura inicia obra para reforma da Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária)

11/01/2024

Redação: PBH/ Divulgação

Imagem: Adão de Souza

A Prefeitura de Belo Horizonte já começou os trabalhos para a reforma da Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária). No local será feita a demolição dos pisos, instalação de mobiliário urbano, canteiros (paisagismo e irrigação), melhoria nas calçadas, limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto. As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, lançado pelo prefeito Fuad Noman, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

Estão sendo investidos R$ 4,4 milhões nas melhorias com recursos de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e próprios do município (ROT). A supervisão dos trabalhos será da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a previsão de conclusão de todos os serviços é para o segundo semestre deste ano.

De acordo com o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, a reforma na praça vai recuperar as áreas degradadas, permitir a melhoria da acessibilidade ao espaço, dentre outras melhorias. “É ainda muito importante e oportuno fazer a limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto que se encontra com ferragens expostas, comprometendo a conservação dele”, explica.

Outros espaços na região central

Outras praças e espaços da região central de Belo Horizonte também estão passando por revitalização. Todas as melhorias integram o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”.

A Praça da Estação passa por obras de manutenção compreendendo: restauração das fontes luminosas com novos equipamentos e ligações; troca dos pisos danificados; troca das canaletas e grelhas danificadas; recuperação dos bancos e instalação de novos bancos; instalação de lixeiras; instalação de arvoreiros e delimitadores de tráfego; implantação e recuperação do paisagismo.

No final de outubro de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou a licitação para a obra de reforma e revitalização da Praça Governador Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras. No local, será feita a reconstrução do piso, seguindo o mesmo desenho e cores do original;  incorporação da rua entre a parte de cima e a de baixo, que abrigará novos brinquedos e equipamentos de ginástica; reforma do paisagismo, contemplando irrigação automática e replantio de toda grama da porção inferior; inclusão de lixeiras, revitalização dos bancos e escadas, modernização da iluminação, dentre outras melhorias. As obras no local ainda não tiveram início.

Considerado patrimônio protegido pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, o Conjunto Histórico e Paisagístico da Avenida Bernardo Monteiro também será revitalizado. Em junho de 2023, a Prefeitura de BH finalizou o projeto executivo da obra, que pode alcançar investimentos de até R$1 milhão. O trecho localizado entre a Avenida Brasil e a Praça Hugo Werneck, na região Centro-Sul, terá vegetação, pisos, iluminação, mobiliário e demais estruturas renovadas. A licitação foi aberta em dezembro.

Entre maio e junho de 2023 a Praça Professor Alberto Deodato – situada na esquina entre as ruas da Bahia e Goiás – recebeu obras de manutenção, com reforma dos jardins, bancos e calçadas, como também um novo projeto de paisagismo, com o plantio de mudas de tipos variados, que tornaram o ambiente mais colorido e agradável.

Além disso, também está aberta a licitação para manutenção, revitalização e conservação das calçadas portuguesas, localizadas na região central da capital. As empresas interessadas em participar do certame devem enviar as propostas, exclusivamente por meio eletrônico, até às 8h59 do dia 11 de janeiro de 2024. A empresa vencedora realizará nas calçadas a remoção e reassentamento das pedras portuguesas; serviços de tapa buraco; demolição, regularização e compactação de solo para manutenção e implantação de pisos táteis e rebaixos acessíveis nas esquinas e reconstrução de passeios em concreto.  Também fazem parte das melhorias previstas no contrato o fornecimento, remoção e reassentamento de pisos intertravados e cerâmicos e remoção e reassentamento de meio fios pré-moldados e de pedra.