Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Pelo segundo ano, comércio de BH poderá vender bebidas e disponibilizar sanitários para foliões no carnaval

08/02/2024

Redação: CDL BH

Imagem: Divulgação

CDL/BH conseguiu autorização junto à Prefeitura para que estabelecimentos de qualquer natureza possam ampliar as chances de faturamento durante a festa

Os foliões que vão curtir o Carnaval na capital mineira terão o comércio varejista como ponto de apoio para compra de bebidas e utilização dos sanitários (mediante cobrança ou não). Assim como em 2023, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) conseguiu autorização junto à Prefeitura para que estabelecimentos de qualquer natureza e regularmente estabelecidos possam ampliar as chances de faturamento durante a festa.

“Será uma oportunidade para que comerciantes que não atuam diretamente com itens ligados ao Carnaval também possam aumentar as vendas com a grande movimentação de público e renda na cidade. No Carnaval de 2023, esta ação foi realizada pela primeira vez e o saldo foi bastante positivo, tanto para lojistas quanto para o público, que contou com apoio de sanitários”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Regras para participação

Os lojistas interessados em participar do programa devem observar os seguintes critérios para realizar o cadastro.

Quem pode se credenciar
Estabelecimentos comerciais que possuem Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) válidos, localizados nas vias e logradouros públicos onde serão realizados desfiles dos blocos de rua, bem como nas vias e logradouros próximos, até uma distância de 500 metros de onde ocorrem os desfiles.

Prazo de funcionamento
A autorização terá validade exclusiva no período entre 9 e 17 de fevereiro de 2024, exclusivamente durante a concentração e os desfiles dos blocos de rua. É permitido o funcionamento dos pontos de apoio por até duas horas antes e até duas horas depois do encerramento das atividades dos blocos.

Disponibilização dos sanitários
Os estabelecimentos cadastrados como ponto de apoio deverão, obrigatoriamente, disponibilizar os sanitários. A cobrança pela utilização é opcional.

Venda de bebidas
Para os estabelecimentos comerciais que disponibilizem sanitários, fica permitida a venda, exclusivamente no varejo, de bebidas industrializadas, alcoólicas e não alcoólicas, sem fracionamento e em recipientes de alumínio, de plástico ou em embalagem cartonada.

Como se cadastrar
A solicitação de cadastramento deverá ser feita por meio digital, conforme orientações do Portal de Serviços da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, especificamente no serviço “Cadastramento de pontos comerciais de apoio ao Carnaval de Rua”, a partir de 8 horas de amanhã, 6 de fevereiro, até às 16 horas de 8 de fevereiro de 2024, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.