Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

PBH prorroga inscrições para cursos gratuitos de Gastronomia

27/03/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou até o dia 14 de abril as inscrições para as novas formações em gastronomia. São 90 vagas distribuídas entre os cursos de auxiliar de panificação, auxiliar de cozinha e bombons, trufas e bolos no pote. As aulas serão ministradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) Mercado da Lagoinha. Para participar do processo de seleção para as vagas de ampla concorrência é preciso ter mais de 18 anos e não é necessário ter experiência prévia. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Prefeitura. 

A formação proporciona aos participantes capacitação para o serviço de alimentos, abrindo possibilidades para a empregabilidade e a geração de renda. Na grade curricular, além das disciplinas específicas de cada curso, estão previstos módulos sobre boas práticas na manipulação de alimentos, gestão financeira, cálculo na ficha técnica e relações humanas para o mundo do trabalho, além de rodas de conversa e oficinas sobre marketing e criação, cotidiano, rotinas e desafios do trabalho em restaurantes, padarias, bares e comércios similares. Todos os cursos geram certificado para os alunos após a aprovação.

As oportunidades de qualificação profissional fazem parte das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais e conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas, aberta ao público em geral.