Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Parceria entre PBH, Waze e Google mostra o melhor caminho para o Carnaval

01/02/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: Divulgação/PBH

Todas as intervenções de trânsito para os desfiles dos blocos no Carnaval de Belo Horizonte estarão disponíveis no Waze e no Google Maps – o que permitirá que os aplicativos tracem rotas alternativas evitando e margeando os locais da folia. As informações já estão disponíveis nos desfiles dos blocos do Pré-Carnaval. Motoristas e foliões podem conferir a programação das interdições para todos os dias de Carnaval com antecedência no Waze Event.

A parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Waze e Google é utilizada periodicamente pelas equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) nas intervenções nas vias da capital. Mas no período do Carnaval é que esse trabalho se destaca ao compartilhar com os motoristas as vias com intervenções para os mais de 500 cortejos que saem desfilando pela cidade.

O número de blocos e desfiles do Carnaval de Belo Horizonte 2024 cresceu e para colocar tudo isso disponível com antecedência para a população, é necessário um grande esforço coletivo da equipe de técnicos da BHTRANS em conjunto com voluntários da comunidade de editores do Waze.

“O apoio dos usuários do Waze é imprescindível, qualificando as informações e orientando sobre a melhor forma de disponibilizá-las na plataforma. Esse apoio, em conjunto com o debate constante com os técnicos da BHTRANS, que são responsáveis pela estrutura das interdições nas vias, possibilita que a informação que o motorista recebe no aplicativo seja a melhor e a mais precisa possível. Essa parceria é um caso de sucesso no Brasil e Belo Horizonte será uma das cidades que vai participar de uma campanha da ‘Waze Brasil nas redes sociais’ durante o Carnaval”, explica o supervisor da Gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação da BHTrans, Marcelo Geraldo Batista.

Arthur Fernando Santos Vieira e Evandro Martins Lobato são editores voluntários do Waze que fazem a interface com a BHTrans. Arthur Vieira foi o precursor ao estabelecer essa parceria em Belo Horizonte com o órgão gestor de trânsito e transporte, permitindo assim que os motoristas tenham em mãos mais um canal de informações confiável e que forneça as alternativas e desvios para o condutor.

Evandro Lobato é o responsável por toda operação do Waze no Carnaval da capital e explica que a comunidade Wazer de Belo Horizonte já é uma referência no Brasil e este trabalho conjunto é ótimo para a evolução e o aprimoramento do aplicativo e também estimula que a população encontre os melhores caminhos nas vias da capital durante os dias de folia.