Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Pandemia causou queda de 20,1% em renda de brasileiros

O primeiro trimestre da pandemia do coronavírus ocasionou uma perda média de 20,1% na renda dos brasileiros. Com o resultado, o valor mensal passou de R$ 1.118 para R$ 893. Os dados são de um levantamento divulgado nesta segunda-feira (21) pela Fundação Getúlio Vargas.

No cálculo, são considerados os mercados formal e informal de emprego e também a parcela de trabalhadores desempregados. Nos primeiros três da pandemia analisados, a partir do dia 11 de março, quando foi declarado a pandemia, o coeficiente de Gini, utilizado para mensurar o nível de desigualdade social, aumentou 2,82%.

De acordo com o levantamento, tanto a queda média na renda como o índice Gini, alcançaram nível recorde quando analisadas variações da série histórica, iniciada em 2012. No primeiro trimestre da pandemia, a renda dos mais pobres encolheu 27,9%, enquanto o impacto foi de 17,5% entre os 10% dos mais ricos do Brasil.

Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a queda de mais de um quarto da renda dos brasileiros se deve à redução da jornada de trabalho e a outros fatores, como a diminuição na oferta de vagas.