Outubro é o mês das festas cervejeiras. A Oktoberfest, nascida em Munique, há pouco mais de 200 anos, pegou mesmo no Brasil. Basta ver quantas festas, das enormes às minúsculas, são realizadas pelo país afora. A de Blumenau é simplesmente a segunda maior do mundo, perde apenas para a original alemã.
Belo Horizonte também vem crescendo em número e tamanhos de Oktoberfests; tem festa cervejeira rolando em diferentes cidades da região metropolitana, inclusive, com canecos de chope em cerâmica, tais e quais os que vemos na festa de Munique, valendo como ingresso.
Neste fim de semana, Nova Lima é que comanda o festejo com a já tradicional Uaiktoberfest. No dia 26, em Betim, vai rolar a Oktoberfest do Santo, promovida pelo Santo Malte, na Villa Soleil. É nessa festa que você compra o caneco – lindo por sinal – e ele vale como ingresso, basta ir ao Sympla para isso. E as cervejas ficam por conta da Jairo’s Bier.
Ali no Mercado de Origem, na BR-356, a Oktoberfest será entre as duas festas que eu já citei, no fim de semana dos dias 18, 19 e 20. Isso sem contar os bares tradicionais, como o Stadt Jever e HB, por exemplo, que não deixam outubro passar em vão.
O que nos resta é curtir o rolê com muita cerveja heless e dunkel, estilos de Munique que dão o tom da festa. Te lembrando que a Uaiktoberfest de Nova Lima, este ano, chegou mais cedo. É neste fim de semana, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Piero Garzón Henrique, bem no Centro da cidade. Não perde não!