Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

No Brasil, 14% dos pequenos negócios adotam energia solar para reduzir custos de operação

19/04/2024

Redação: Reprodução

Imagem: Divulgação

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa realizada em parceria com o SEBRAE, o uso da energia solar é uma realidade em 14% dos pequenos negócios brasileiros. A escolha pela energia limpa, não é só pela preocupação ambiental, mas também com o alto impacto que a conta de energia causa nos custos operacionais das empresas.

Em Minas Gerais, o microempresário Richard Anjos, dono de um Centro de Beleza, localizado na Savassi, bairro nobre de Belo Horizonte, está entre os 14% de empreendedores brasileiros que na busca pela redução dos custos operacionais, trocaram a energia elétrica pela energia solar compartilhada.

“As vantagens não são apenas econômicas. Como estamos tratando de uma energia limpa, uma energia renovável, que é um benefício para o meio ambiente foi uma forma de também agregar esses valores ambientais junto à redução de custos dentro do meu comércio”, afirma o microempresário.

Com usinas instaladas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e em breve em Goiás, os consumidores se tornam beneficiários da energia gerada nas usinas da AXS Energia. “Fazemos a análise individual para indicar o melhor perfil de consumo e, quando a produção for maior que a energia consumida, o cliente recebe créditos na carteira solar que podem ser utilizados em períodos com menor geração por até cinco anos”, explica Eduardo Coutinho, diretor comercial e de marketing da AXS Energia.