O consumo de energia solar por 376 lojistas da capital mineira, ao longo dos dois últimos anos, gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões em tarifas. Além disso, no mesmo período, a natureza deixou de receber 606 toneladas de CO2 (gás carbônico). Esses índices foram alcançados após adesão ao Cemig SIM, sistema de energia solar e renovável fornecido pela companhia.
Os comerciantes que contrataram a energia solar por assinatura tiveram redução de até 22% na conta de energia. “A economia desses usuários ultrapassa os R$ 2 milhões. O valor das contas de luz diminui consideravelmente. Fora isso, a adesão é gratuita, não precisa de obras ou instalações e fomenta a geração de energia totalmente limpa e sustentável”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
A entidade é parceira da Cemig SIM e os comerciantes associados têm condições especiais para a assinatura de planos de energia limpa e renovável. O serviço está disponível para os estabelecimentos dos associados à CDL/BH. O dirigente enfatiza que a alta da energia elétrica, desde o ano passado, vem pesando no bolso do lojista.
“Em 2021, a conta de luz subiu 21,21% e foi uma das responsáveis por puxar a inflação, como mostrou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE em janeiro. Entendemos que ainda não saímos das crises sanitária, hídrica e econômica, mas o comerciante, que ainda não se recuperou dos prejuízos causados pela pandemia, dificilmente terá condições de arcar com uma conta de luz tão cara”, destaca Souza e Silva.
Como funciona a adesão
A Cemig SIM possui fazendas solares espalhadas em locais do estado onde o sol incide em abundância. Nessas áreas estão instaladas centenas de placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica. O comerciante que aderir à energia solar por assinatura passa a receber em seu estabelecimento essa energia a preços mais baixos que os praticados pela distribuidora de energia e o desconto é ainda maior para associados CDL/BH. De forma gratuita, o lojista pode se cadastrar para fazer o uso da energia solar por assinatura. Não são necessárias obras, instalações ou qualquer pagamento extra. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cdlbh.com.br.
Dicas para diminuir ainda mais a conta de luz
Algumas tarefas simples podem ajudar a reduzir o valor final da tarifa de energia elétrica. Dentre as mais práticas estão:
– Opte por aparelhos mais inteligentes, que consumam menos energia. Fique atento se o item possui o selo de eficiência do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).
– Troque as lâmpadas comuns por LED. Elas consomem até 85% menos em energia e podem durar até 50 mil horas.
– Invista em sensores de presença, eles ajudam a manter a luz acesa somente no período necessário.
– Oriente os funcionários a sempre desligarem os equipamentos de trabalho no fim do dia, pois, funcionando no modo stand-by eles podem ser responsáveis por até 11% do consumo de energia na conta.
– Caso o imóvel do seu estabelecimento seja antigo, é interessante contratar um eletricista para verificar as instalações e fazer uma revisão.