Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Justiça analisa pedido para suspensão do Carnaval no Parque Municipal de BH

26/01/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Vander Bras / PBH

A 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte analisa uma ação popular que quer a suspensão do Carnaval de Belo Horizonte dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, conhecido como Parque Municipal. A área verde vai abrigar o palco da folia na edição da festa deste ano. A Prefeitura afirma que foi notificada pela Justiça e vai fazer os esclarecimentos solicitados.

O advogado Igor Rodrigues Oliveira entrou com uma ação popular na Justiça pleiteando a suspensão do evento. No documento, ele cita os impactos que podem ser provocados nos animais, e também a proximidade do parque com a área hospitalar na cidade.

O que diz a Prefeitura?

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que foi notificada da ação popular e que vai prestar os esclarecimentos necessários à Justiça. O executivo municipal ressalta que “ assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local”.

A prefeitura ressalta que as demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque.

“Em relação aos cuidadores dos gatos, que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço”, finalizou.