Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Jardim Japonês de BH oferece atividade com degustação de chás neste sábado (27)

23/04/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: Suziane Brugnara/PBH

Os apreciadores da cultura japonesa, em especial, dos chás, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a tradição dessa bebida na cultura oriental, neste sábado (27). Será realizado, no Jardim Japonês, localizado dentro da Zoobotânica de BH, o primeiro encontro de 2024, com uma visita guiada ao local e uma degustação de chás. A atividade será realizada uma vez por mês, até novembro, com 20 vagas em cada encontro. Para participar, é necessária a inscrição prévia por aqui. A participação é gratuita, mas é necessário adquirir ingressos para acesso ao Zoo, na portaria do equipamento. Confira os valores neste link.

Aberto ao público para visitação, o Jardim Japonês oferece a oportunidade de vivenciar e desfrutar de um pedaço do Japão dentro da cidade. Durante a caminhada guiada, que permite uma experiência cultural e sensorial, são apresentados os principais elementos dos jardins japoneses, finalizando no espaço restrito da Casa de Chá, onde ocorrerá uma degustação de chá japonês.

A intenção da experiência é apresentar a versatilidade do consumo dos chás e como essa bebida faz parte do cotidiano do povo japonês.  Para a gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Gisele Mafra, a retomada do projeto é importante tanto para a divulgação do espaço como para um intercâmbio cultural. “O Jardim Japonês já é um espaço que oferece um tipo de encantamento. Poder acrescentar a isso,  o conhecimento dos chás, que são  tão tradicionais no Japão só enriquece ainda mais a experiência do visitante. Em 2020, devido à pandemia, só tivemos dois encontros, mas agora teremos a programação durante todo o ano”, explica.

A atividade será conduzida pela engenheira agrônoma, especialista em chás, Paula Braga. Ela tornou-se, no ano de 2023, a primeira e única brasileira certificada como Conselheira de Chá Japonês, pela Associação de Instrutores de Chá Japonês Nihon cha Kyokai. A participação é livre para todas as idades e crianças até 5 anos não necessitam se inscrever. O chá servido contém cafeína, sendo assim, não é recomendado para pessoas que possuam sensibilidade ao componente.

Sobre o projeto no Jardim Japonês

O projeto foi proposto inicialmente no ano de 2020 e teve duas sessões realizadas antes da pandemia. Neste ano, foi retomado e irá contar com oito visitas guiadas, sempre aos sábados.

“A cada estação do ano, serão destacados os seus elementos paisagísticos relacionados, assim como o chá degustado, que também será o da estação. Queremos que os visitantes acompanhem e percebam um pouco mais do ritmo da natureza e o de suas transformações ao longo do ano”, explica Paula.

Cerimônia do Chá no Jardim Japonês (dentro da Zoobotânica de BH): 

Dia 27/4, às 10h;
Dia 25/5, às 15h;
Dia 29/6, às 10h;
Dia 20/7, às 15h;
Dia 24/8, às 10h;
Dia 21/9, às 15h;
Dia 26/10, às 10h;
Dia 9/11, às 15h.

É necessário adquirir o ingresso de acesso ao Jardim Zoológico na portaria, que fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha. Para evitar atrasos, recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência para realizar a compra. Confira os valores.