Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Hemominas promove ações para captar doadores na semana pré-Carnaval em Belo Horizonte

05/02/2024

Redação: Agência Minas

Imagem: Marcelo Camargo

Com o objetivo de estimular doadores em boas condições de saúde a fazerem suas doações de sangue antes da folia de Carnaval, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) está promovendo campanha com ações na unidade Hemocentro de Belo Horizonte e em vários pontos da capital mineira.

As doações são necessárias todos os dias e se tornam fundamentais em períodos de férias ou eventos com o Carnaval, já que delas depende a manutenção de estoques em segurança, uma vez que aumenta a possibilidade de ocorrerem acidentes, sem contar os pacientes hematológicos atendidos diariamente nos ambulatórios da rede Hemominas em todo o estado, que demandam transfusões constantes, como os afetados pela anemia falciforme e hemofilia.

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos;
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar bem descansado no momento da doação;
  • estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
  • não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Consulte todas as condições e restrições para doação de sangue.

A doação pode ser agendada online ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro doador.

Mais ações

Além da busca ativa de caravanas com empresas parceiras e realização de coletas externas, a Hemominas também estará presente conscientizando sobre a doação de sangue nos seguintes eventos:

Quarta-feira (7/2) – 10h00 às 12h00
Divulgação no Aeroporto de Confins, com presença da mascote do Hemominas, distribuição de filipetas, bottons, ventarolas;

Quarta-feira (7/2) – 16h00 às 17h30
Mobilização na concentração do bloco “Chama o Síndico” (Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro), com distribuição de materiais de divulgação;

Quinta-feira (8/2) – 11h00 às 13h00
Mobilização de passageiros no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte;

Sexta-feira (9/2) – 10h00
Apresentação da Corte Momesca no Hemocentro de Belo Horizonte (Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia), com a presença da mascote e distribuição de filipetas, bottons e ventarolas.

Já no pós-Carnaval, no dia 15/2, a caravana da Polícia Militar de Minas Gerais comparecerá à unidade Hemocentro de Belo Horizonte para doação coletiva, a partir das 7h00.