Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Governo de Minas lança campanha para conscientizar usuários do transporte público sobre furto, roubo e importunação sexual

17/04/2024

Redação: Agência Minas

Imagem: Tiago Ciccarini/Cejusp

O Governo de Minas lança a campanha Emergência MG no Transporte Público, nesta quarta-feira (17/4), para conscientizar a população sobre o acionamento das forças de segurança em caso de furto, roubo e importunação sexual durante o trajeto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A campanha é promovida pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“Milhares de pessoas utilizam o sistema de transporte público metropolitano todos os dias e queremos garantir que elas tenham segurança durante seus deslocamentos. O Emergência MG é um grande aliado para que o usuário seja amparado com agilidade em caso de incidentes”, considera o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Duarte Dalla.

Durante o lançamento oficial, que ocorrerá na Praça Raul Soares, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, agentes da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) farão uma ação de panfletagem e de orientação para informar à população sobre os procedimentos para acionar o serviço Emergência MG em situações de risco vividas por usuários do transporte público.

O serviço de atendimento virtual Emergência MG é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) via chat.

O serviço pode ser acionado por meio de site próprio, pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas (MG App) e pelo aplicativo de mensagens Telegram.

A campanha também vai contar com cartazes afixados dentro de ônibus, estações e terminais do transporte metropolitano. Alguns veículos circularão promovendo a campanha pela RMBH, com anúncio na parte traseira do ônibus (backbus). Ainda haverá divulgação nas redes sociais e nos painéis digitais do Metrô e da Rodoviária de BH.

Para o subsecretário de Integração da Segurança Pública da Sejusp, Christian Azevedo, as ações preventivas e ostensivas na capital, especialmente no hipercentro, são fundamentais para o alcance de reduções criminais, como furtos, roubos e a importunação sexual, focos dessa campanha. “Trazer o tema para dentro do transporte público é muito significativo. Mostra que estamos atentos ao cenário da criminalidade, em busca de índices cada vez menores e de mais segurança para o usuário”,

De acordo com dados da Sejusp, as maiores vítimas de furto e roubo são homens de 18 a 24 anos, mesma faixa etária das mulheres que são as maiores vítimas de importunação sexual nos modais do transporte público metropolitano.

MG App

O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – possui menu exclusivo para acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial do aplicativo.

Por meio do app, é possível acessar a plataforma de interação com facilidade, pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.