Vou te contar a história do Carlos, de 45 anos, que começou a sentir uma dor intensa e inchaço no dedão do pé após uma caminhada. Ele pensou que o problema era ortopédico, talvez uma lesão causada pelo tênis apertado.
Após dias de desconforto crescente, ele decidiu consultar um médico e para sua surpresa, após exames de sangue, o diagnóstico foi de gota, uma doença inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações.
O ácido úrico é uma substância química produzida pelo corpo durante o processamento das purinas, que são encontradas na carne vermelha, frutos do mar e bebida alcoólica, principalmente cerveja.
O excesso de ácido úrico pode formar cristais nas articulações, provocando inflamação e dor. O tratamento envolve medicamentos, muita água e uma dieta pobre em purinas. A principal fonte proteica para quem tem o ácido úrico elevado deve os laticínios com baixo teor de gordura como queijo, leite e iogurte desnatados. Se quiser saber mais, me chame lá no Instagram @patriciaaxernutri ou no @radiocdlfm.