Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Dengue: Centros de saúde de BH vão ficar abertos até 22h, saiba quais

04/03/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Amira Hissa / PBH

Centros de saúde de Belo Horizonte passam a ficar abertos até 22h a partir desta segunda-feira. A medida é válida em quatro unidades básicas da capital. Essa é mais uma estratégia para o atendimento dos moradores que estão com sintomas de denguechikungunya e zika.

Os atendimentos de rotina estão mantidos durante todo o tempo em que as unidades estiverem abertas, mas também podem procurar esses centros de saúde as pessoas que apresentarem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

Atendimento em outras unidades

Já está em funcionamento o hospital de campanha implantado pela Prefeitura na regional Norte da capital. O local funciona diariamente, 24 horas por dia, para o atendimento de pessoas com sintomas de dengue e pacientes que precisam ficar internados e recebendo hidratação venosa. São 40 leitos para garantir a assistência à população.

Os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) também seguem em funcionamento, abrindo diariamente. As unidades Barreiro e Venda Nova estão com o horário de funcionamento ampliado, prestando assistência 24 horas por dia. Já o CAA Centro-Sul fica aberto das 7h às 22h. Essas unidades ofertam cuidado de forma espontânea.

As Unidades de Reposição Volêmica (URVs) funcionam durante 24 horas. Esses equipamentos ficam nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs.