Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

18/04/2024

Redação: Agência Brasil

Imagem: Paulo H. Carvalho

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo de vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Com isso, doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Segundo a pasta, a critério dos gestores municipais, em caso de necessidade, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde a modificação da estratégia é temporária, em razão da data de vencimento das vacinas. Mas quem se vacinar nesse cenário, terá sua segunda dose garantida.

campanha de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro, com a distribuição de doses a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Vacinação em Minas

Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais informou que irá manter a estratégia de vacinação contra a Dengue para o público de 10 a 14 anos, já que as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm data de vencimento para 30 de junho. Em BH, onde restam pouco mais de 2 mil doses a serem aplicadas a faixa-etária também será mantida.