Sexta-feira é o dia universal da cerveja. Não tem como né? Nós vamos falar dela, e com dica boa para amanhã, feriado de 7 de Setembro. A Praça JK, entre os bairros, Sion e Mangabeiras, vai ser o palco da festa em comemoração aos dez anos da Cervejaria Uaimií.
E como sempre fez em todos esses anos de existência, a Uaimií vai levar para a rua bandas, DJs, food trucks e, é claro, todas as cervejas produzidas na cervejaria em serviço de chope. Uaimií me significa nascente do Rio das Velhas em tupi-guarani e foi escolhido para batizar a cerveja pela localização da fábrica, numa fazenda entre Itabirito e Ouro Preto, justamente coberta pela bacia do Rio das Velhas.
Fundada em 2014, a Cervejaria Uaimií tem hoje no portfólio 12 rótulos fixos em estilos de todas as pátrias cervejeiras visitadas e pesquisadas pela família proprietária antes de fundarem a empresa em questão. O socioambiental é um dos pilares da Uamií, principalmente por sua instalação numa zona rural.
Eles reaproveitam toda a água descartada no processo da produção, produzem sua própria energia, utilizada na fábrica, reaproveitam o bagaço do malte, usando como adubo das plantas ornamentais e árvores frutíferas cultivadas na fazenda.
Para marcar o começo de uma nova década de vida, a cervejaria vai ampliar suas instalações, para que a capacidade de produção, hoje de 22 mil litros possa crescer. Então, a festança de amanhã é para celebrar todas as conquistas até aqui e as que virão pela frente.
A entrada é gratuita, mas, para cálculo de público, é necessário retirar o ingresso no Sympla, ok? Se você curtiu e quer ouvir outras curiosidades, dicas e notícias sobre o mundo da gastronomia líquida, siga o perfil de nossa coluna no Instagram, @liquidoecertocdl.fm.