Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

CCBB BH apresenta ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’ com mais de 150 obras até 5 de agosto

Texto: Redação
Imagem: Divulgação/ Site CCBBBH

Até 5 de agosto, o CCBB BH recebe a exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, que reúne mais de 150 obras produzidas por artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos do Brasil. O acervo, que está disponível para visita desde 5 de maio, é composto por pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos.

A mostra é desenhada a partir de cinco nomes centrais e percorre desde o período pré-moderno até a contemporaneidade, discutindo eixos temáticos em torno de artistas negros emblemáticos: Arthur Timótheo da Costa, Rubem Valentim, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Lita Cerqueira.

Cada um desses nomes lidera, respectivamente, um eixo: Tornar-se, sobre a importância do ateliê de artista; Linguagens, que aborda os movimentos artísticos; Cosmovisão, a respeito do engajamento político e direitos; Orum, sobre as relações espirituais entre o céu e a terra, a partir do fluxo entre Brasil e África; e Cotidianos, que aborda as discussões sobre representatividade.

“Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” é um desdobramento do Projeto Afro, em desenvolvimento desde 2016 e lançado em 2020. A mostra também oferecerá laboratórios e oficinas, além de contar com um espaço próprio do Projeto Afro, no qual o público poderá consultar materiais de pesquisa e acessar a plataforma.

A exposição ocorre nas Galerias do 3º Andar e no Pátio, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso no site: ccbb.com.br/belo-horizonte.

Serviço

Data: 25/05 à 05/08.
Local: Centro Cultural Banco Do Brasil – CCBB BH – Galerias do 3° andar e Pátio.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 22h.
Classificação: Livre.